(12) 3308-9300 (12) 99755-9300
(12) 3308-9300 (12) 99755-9300

Adaptação binaural - Por que dois aparelhos?

 

Adaptação binaural, por que?

Muitas vezes nos deparamos com essa pergunta no nosso dia a dia.
Adaptação binaural signifca adaptar dois aparelhos auditivos ao invés de apenas um.

A maioria das perdas auditivas são bilaterais e devemos pensar na reabilitação bilateral, sem privar um ou outro ouvido da estimulação auditiva.

Existem diversas razões para a adaptação binaural, entre elas:

* Localização da fonte sonora:

Para saber de onde vem o som, as duas orelhas devem estar funcionando bem. O som atinge a orelha mais próxima alguns micro segundos antes da outra orelha. Sendo assim, fazendo o uso de dois aparelhos auditivos é possível identificar de onde vem o som e a que distância ele está. Isso é muito importante quando estamos na rua, por exemplo. Quando o carro se aproxima, o ouvido mais próximo recebe o som mais rápido e mais alto e desse modo, conseguimos identificar a direção do carro e a distância que ele está.

* Compreensão de fala

Quando ouvimos com as duas orelhas, ocorre o que chamamos de somação auditiva, isso beneficia a compreensão de fala, principalmente em ambientes com ruídos. Uma das maiores  dificuldades de quem tem perda auditiva acontece quando várias pessoas falam ao mesmo tempo, em reuniões de família, festas, etc. Com o uso de dois aparelhos auditivos é possível maximizar a compreensão de fala nesses ambientes.

* Melhora na qualidade sonora

O uso de dois aparelhos auditivos proporciona um som mais natural,  possibilita  que o volume dos aparelhos fiquem mais baixos e confortáveis do que se estivesse usando um único aparelho.

* Equilíbrio

Melhora o senso de equilíbrio, pois o som chega naturalmente às duas orelhas com mais conforto.

 

Muitos estudos e pesquisas comprovam que a adaptação binaural é muito mais efetiva e benéfica, mas é no dia a dia que isso se comprova efetivamente.